Pôr do Sol em Santorini

Santorini: roteiro perfeito de dois dias

Saber o que fazer em Santorini é muito importante quando se viaja para a Grécia. Quando decidi visitar a ilha em minha lua-de-mel fiquei à caça de um roteiro perfeito para poder aproveitar os dias em que estivesse por lá da melhor forma.

Tive a oportunidade de ficar por quatro dias e três noites no destino e vou contar um pouquinho sobre a vista que fiz à essa ilha grega que realmente deixa saudades em qualquer um. Irei descrever abaixo um roteiro de dois dias inteiros, que é justamente o tempo médio que a maioria dos roteiros oferecem e que a maioria dos viajantes passam por lá.

Também recomendamos que caso você tenha a oportunidade de realizar uma viagem para a Grécia não deixe de visitar também Mykonos, a capital Atenas e outras cidade para conhecer um pouco mais do paraíso!

Esse é o primeiro roteiro que publico aqui no Viajante Experiente, então, tinha que escolher provavelmente uma das cidades que mais gostei de conhecer!

Informações principais sobre Santorini

Localização

Santorini, também conhecida como Thira, é uma ilha pertencente ao grupo das Cíclades, que está localizada no mar Mediterrâneo (óbvio), a 235km de distância de Atenas, capital grega. É um destino que merece a visita tanto de famílias quanto de casais, porém, é muito conhecida por ser um fantástico destino para lua-de-mel.

As principais regiões da ilha são Fira, Imerovigli, Oia (pronuncia-se “Ía”) e Kamari. A ilha possui população entre 15.000 e 16.000 pessoas conforme censo de 2011 e é um dos principais balneários gregos para as temporadas de férias.

Mapa de Santorini - Wikipedia
Mapa de Santorini – Wikipedia

Como chegar em Santorini

Para chegar lá, as principais opções são por via aérea ou por barco. No meu caso, estávamos em Mykonos e seguimos de barco via barco rápido (os chamados ferries “Highspeed”), com duração de 4 horas.

Porém, para quem está em Atenas, sugiro consultar o site https://www.gtp.gr para visualizar os melhores horários e rotas para lá. Os valores são bem acessíveis, na faixa de EUR 35-40 por pessoa para essa rota pela companhia BlueStar, tendo a viagem uma duração média de 8 horas.

Para as opções de aéreo, existem rotas de Atenas para Santorini com as companhias aéreas locais (Aegean Air, Olympic Air) com preços acessíveis e razoáveis. Quem não tem interesse de conhecer essa belíssima capital européia pode, no período de verão, fazer a rota Frankfurt – Santorini com a Lufthansa (LH), com vôos diretos semanais. Verifique disponibilidade no site da companhia aérea.

Aonde hospedar em Santorini

As regiões mais interessantes para hospedagem são Fira, Firostefani e Oía. Fira e Firostefani são regiões centrais, com alto número de lojas e restaurantes, e Oia é a região mais famosa, porém, afastada do centro.
Sabe aquelas fotos de pôr-do-sol, com a encosta da ilha olhando para os telhados brancos, com o céu mais azul e o mar incrivelmente lindo? Bem, essa cena de cinema fica em Oia. O alto número de artistas brasileiros e famosos do jet-set costumam se hospedar nessa região, sendo que os preços de alguns dos hotéis costumam ficar na casa de milhares de dólares por diária.

Para quem não tem essa possibilidade, prefira a região de Fira para ficar hospedado. Os hotéis são mais em conta, há boa movimentação durante o dia e durante a noite, você chega a pé no centro comercial e à diversos restaurantes, enfim, a localização é a melhor possível.

Temos também um artigo bem completo sobre onde se hospedar em Santorini. Dê uma conferida e com certeza as nossas dicas de hospedagem na Grécia poderão ajudá-lo bastante na sua próxima viagem para as ilhas gregas!

Booking.com

Devo alugar um carro em Santorini?

Por se tratar de uma ilha com área bem extensa, na ordem de 74 km quadrados, recomendamos o aluguel de carro para poder curtir as principais atrações de Santorini. Por mais que se trate de uma região turística e seja relativamente bem sinalizada, recomendamos atenção redobrada nas subidas e descidas das encostas (algumas com mais de 300 metros de altura). As áreas que mais são complicadas são o acesso ao porto, por conta do fluxo intenso de ônibus de turistas, e o acesso ao Mosteiro do Profeta Elias, que também possui uma estrada muito estreita para passar dois carros simultâneamente em alguns trechos.

O que conhecer em Santorini

Para as pessoas que gostam de praia, Santorini reserva surpresas incríveis. Não deixe de visitar a Red Beach, acessível somente por trilha ou barco, com sua areia vermelha e água límpida. Para visitar a Red Beach, é bom estar preparado para fazer uma boa caminhada caso vá por trilha. É uma aventura leve, porém, divertida. Não recomendado para pessoas de idade.

Recomendamos também a praia de Kamari, coberta por pedras negras. Vá de tênis ou chinelo, pois pode machucar o pé. E tome cuidado com o mar, pois a praia é “de tombo” e pode enganar os banhistas mais descuidados.

Dentre os passeios obrigatórios, sugerimos:

  • Visitar a Caldera e o vulcão de Santorini
  • Conhecer a rua principal de Oia
  • Fazer compras no centro comercial de Fira
  • Visitar o Mosteiro do Profeta Elias
  • Visitar o Farol de Akrotiri

Abaixo criei um roteiro de dois dias que pode ajudar a quem quiser conhecer a ilha sem deixar de passar por nenhum desses lugares incríveis. Para realizar esses passeios nesse espaço de tempo, será necessário ter em mãos um carro, que pode ser locado diretamente no aeroporto ou em qualquer agência de viagens do Brasil.

Dia 1

Dia de acordar cedo para se divertir muito! Pegue o seu carro previamente locado e vá para o Mosteiro do Profeta Elias. O site oficial do Mosteiro está nesse link – confira os horários e datas de abertura ao público. O Mosteiro, datado de 1711, fica no ponto mais alto da ilha. De lá você poderá tirar fotos de 360 graus do alto da ilha, em especial da região da Caldera. Por motivos diversos o museu e o mosteiro se encontraram fechados por algum tempo para visitação pública mas agora estão abertos diariamente das 10AM até 4PM. Recomendamos chegar por lá o mais cedo possível.

Vista do alto da montanha do Mosteiro do Profeta Elias

Após isso, um sugerimos um passeio até ‘Kokkini Paralia’, a famosa Red Beach, aonde você poderá curtir a pequena trilha, aproveitar a praia e tirar fotos magníficas da paisagem pitoresca.

A Red Beach fica na região sul da ilha, então sugerimos para terminar o dia uma ida à Akrotiri Lighthouse, o famoso Farol de Santorini, para mais uma sessão de fotos que serão sem dúvida inesquecíveis. Assista o pôr-do-sol dessa região e com certeza não irá se arrepender.

Red Beach - Santorini
Red Beach – Santorini

Para a noite, sugerimos uma ida ao centro de Fira, tanto para compras quanto para jantar. Um restaurante que posso recomendar nessa região se chama Ampelos. Conheci esse restaurante por indicação de um morador da cidade e posso dizer que me surpreendi. Todos os pratos são deliciosos e acessíveis.

Dia 2

Sugerimos para a manhã do primeiro dia um passeio à Caldera para conhecer o Vulcão de Santorini. Os passeios normalmente saem às 10:00 da manhã. Sugerimos o passeio completo, que regularmente visita a Caldera e o vulcão, e também as fontes termais. O passeio retorna por volta das 14:00.

Após isso, o melhor é pegar o teleférico para voltar à cidade e curtir até as 16:00 a praia de Kamari, que fica do outro lado da ilha. Leve o seu tênis, pois as pedras negras da praia podem machucar.
Para assistir ao pôr-do-sol mais bonito do mundo, como os locais dizem, chegue em Oía por volta das 17:00.

Você irá ter a oportunidade de conhecer um local icônico, com todos os telhados brancos, realmente uma imagem de filme vem à sua cabeça quando se está ali. Para os românticos, é só dar a mão para a pessoa ao lado e curtir o momento. Deixe a câmera bem carregada e com memória disponível, tire milhões de fotos, curta o momento. Realmente vale a pena. E aplauda ao final, como todos os locais fazem. É realmente um show da natureza.

Para o jantar, existem excelentes opções de restaurantes no local, muitos deles premiados. Os mais famosos são o 1800 e o Ambrosia. Recomendamos fortemente uma reserva antecipada e tenho certeza que, qualquer que seja a sua opção, você sairá satisfeito. Tenho uma preferência pelo Ambrosia pela sua localização, vista e pelo cardápio me atrair mais.
Volte para o hotel satisfeito depois de dois dias, curta a paisagem e aproveite cada segundo da sua noite em Santorini.

Restaurantes recomendados em Santorin

Ampelos
Fabrica Center, Fira, Santorini – Greece
Tel: +30 22860-25554
Site: https://www.ampelos.com.gr
E-mail : [email protected]

1800
Oia (Ia), Santorini – Greece
Tel: +30 22860-71485 ou +30 22860 71800
Site: https://www.oia-1800.com
E-mail: [email protected]

Ambrosia
Oia (Ia), Santorini – Greece
Tel: +30 22860-71413
Site: https://www.restaurant-ambrosia.com

Queremos os seus comentários

Curtiu o nosso roteiro? Gostou das nossas dicas? Deixe o seu recado abaixo ou entre em contato nas nossas mídias sociais!

Termos de Uso

Todas os textos e fotos são de propriedade do Viajante Experiente. Fotos que não são de nossa propriedade estão identificadas e são de propriedade dos autores ou dos sites de divulgação oficial dos serviços informados, como o Booking.com. Favor não utilizá-las para nenhum material comercial online, offline e impresso sem autorização por escrito.

Artigos Relacionados

Pesquise em nossos artigos
Compartilhe
O Viajante Experiente é um site de curadoria de notícias de viagens e turismo que avalia hotéis, destinos, companhias aéreas, programas de fidelidade e artigos de viagem. Quer saber um pouco mais sobre viagens e destinos? Leia os nossos artigos!