Nova York, esta metrópole vibrante, é um destino obrigatório no “Nova York roteiro” de qualquer viajante. Também conhecida como Nova Iorque, New York, Big Apple ou simplesmente Capital do Mundo, é sem dúvida um dos principais centros econômicos globais.
Neste guia, apresentaremos um roteiro abrangente de Nova York em quatro dias, destacando atrações icônicas, sugestões de hospedagem e dicas exclusivas. Iremos mostrar nesse artigo as principais atrações de Nova York, passeios a fazer, shows da Broadway recomendados e aonde se hospedar.
Tive a oportunidade de ir para Nova York várias vezes a trabalho e a lazer e trago aqui um pouco da experiência que ganhei nesses anos de viagem.
O que você vai encontrar nesse artigo
Nova York: clima e roupas
Nova York, por questões de localização, é uma cidade fria. Independente da época do ano, você estará propenso a passar um pouco de frio, salvo raras exceções no verão. Com a pergunta recorrente de “qual roupa devo vestir em Nova York”, prepare-se adequadamente com casacos, jaquetas, gorros e calçados adequados. É claro que isso reflete no tamanho das malas a serem levadas, em especial para as mulheres que querem exibir todo o guarda-roupa na Big Apple.
Com as mudanças recentes nas regras de despacho de bagagem internacional é sempre bom conferir com a sua companhia aérea qual o limite permitido, tanto nos vôos diretos quanto com conexão, pois isso com certeza influenciará na hora de montar a sua mala.
Caso você esteja rodando pelos Estados Unidos e resolveu ir para Nova York por via aérea, cuidado com trechos internos emitidos separadamente, pois pode haver a chamada “quebra de bagagem”, aonde você tenha que pagar por bagagem despachada e por peso contido nela.
Dica de dress-code para os homens também, por mais que os brasileiros não estejam habituados a uso frequente de ternos, blazers e gravatas em seu dia-a-dia, nos EUA em geral é muito usual você usar esse tipo de vestimenta para os seus jantares e passeios, em especial os noturnos, como shows, peças de teatro da Broadway, restaurantes e baladas.
Alguns bons hotéis de Nova York
Gosto de ficar perto da Broadway, entre as 34th Street (Rua 34) e 56th Street (Rua 56). Temos excelentes hotéis por ali, para todos os bolsos. Bom, isso é variável, pois um hotel três estrelas (3*) sem café da manhã em Nova York custa normalmente quatro vezes mais do que um quatro estrelas (4*) com café da manhã em Orlando, por exemplo.
Café da manhã é um produto caro em Nova York. As diárias com e sem café tem uma diferença gritante, e nada mais típico do que comer um bagel nas ruas da cidade enquanto caminha para o seu passeio.
Alguns hotéis sugeridos:
The Manhattan at Times Square – 3 estrelas (3*)
790 7th Avenue, Nova York, NY 10019, Estados Unidos
Fairfield Inn & Suites By Marriott New York Manhattan/Times Square – 3 estrelas (3*)
330 West 40th Street, Oeste de Midtown, Nova York, NY 10018, Estados Unidos
Courtyard by Marriott New York Manhattan/Central Park – 4 estrelas (4*)
Endereço: 1717 Broadway, Nova York, NY 10019, Estados Unidos
Sheraton New York Times Square Hotel – 4 estrelas (4*)
811 7th Avenue, 53rd Street, Nova York, NY 10019 , Estados Unidos
Millenium Hilton – 4 estrelas (4*)
55 Church Street, Wall Street – Distrito Financeiro, Nova York, NY 10007, Estados Unidos
Hilton Times Square – 4 estrelas (4*)
234 West 42nd Street, Nova York, NY 10036, Estados Unidos
Muitas pessoas perguntam sobre a necessidade de se fazer locação de carro em Nova Iorque. Pela nossa experiência pessoal, a resposta é NÃO. Nova York é uma cidade plana, que permite você andar longas distâncias sem maiores complicações. Tanto durante o dia quanto a noite, você pode se locomover a pé ou por metrô para praticamente toda a cidade. Quem prefere ainda mais comodismo pode utilizar os serviços de táxi e Uber. Achar um estacionamento em Manhattan é tarefa árdua, portanto, pense muito bem antes de alugar um carro por lá.
Para passeios mais distantes como Jersey Gardens, Woodbury Premium Outlets ou mesmo Atlantic City, sugerimos pegar um ônibus na Port Authority Bus Terminal – 625 8th Ave, New York, NY 10018, Estados Unidos – ou reservar um transporte privado, sendo que a maioria das empresas de turismo do Brasil fornecem esse tipo de serviço.
Principais passeios em Nova York
Por ser uma cidade urbana e extremamente cosmopolita, Nova York tem passeios e atrações para todos os gostos.
Muitas atrações são consideradas imperdíveis e merecem ser visitadas mais do que uma vez!
Para os passageiros de primeira viagem, sugiro não perder algumas paradas obrigatórias que irão fazer a memória disponível da sua câmera ou a memória do seu celular esgotar de tantas fotos! Essas são:
- 1) Visitar o Rockefeller Center e o Top of the Rock;
- 2) Visitar o Empire State Building e subir ao topo do observatório para ter uma das mais privilegiadas vistas de Nova York;
- 3) Pegar o ferry no Battery Park para visitar a Estátua da Liberdade e Staten Island;
- 4) Conhecer o Memorial do World Trade Center;
- 5) Passear pelo Central Park durante a tarde e passar pelo Strawberry Fields;
- 6) Visitar a Times Square e suas luzes incessantes dia e noite;
- 7) Conhecer os famosos museus da cidade, como o American Museum of Natural History e o MET;
- 8) Assistir pelo menos a um show da Broadway;
- 9) Se for temporada de basquete, assistir a um jogo da NBA do New York Knicks no Madison Square Garden.
Aqui, vou sugerir um roteiro de quatro dias de atividades, considerando um tempo para compras e alguns restaurantes que gosto de frequentar!
City Pass é interessante em Nova York?
Para visitar Nova York, em especial pela primeira vez, a dica imperdível é o CityPass! Ele é um ingresso único que permite um grande desconto no valor total de várias atrações obrigatórias que você irá visitar na cidade. Com ele você economiza 42% no preço das entradas individuais para as atrações inclusas, e ainda tem a flexibilidade de dias, datas, além de entrada preferencial na maioria das atrações. O CityPass de Nova York inclui:
- 1) Visita ao Empire State Building
- 2) Museu Americano de História Natural
- 3) The Metropolitan Museum of Art
- 4) Acesso ao deck de Observação do Top of the Rock OU Museu Guggenheim
- 5) Estátua da Liberdade e Ellis Island OU Cruzeiro da Circle Line
- 6) Memorial & Museu do 11 de setembro OU Intrepid – Museu do Mar, Ar & Espaço
Roteiro de quatro dias em Nova York
Primeiro dia em Nova York
Para o primeiro dia, sugiro começar o passeio pela manhã no Central Park, em especial no Strawberry Fields, memorial criado para o local do assassinato de John Lennon. É um local de reflexão e fotos em memória do ídolo de muitos. Veja em volta o Dakota Building, aonde mora até hoje a sua esposa Yoko Ono e também a linda paisagem à volta.
A partir daí, sugerimos andar até o American Museum of Natural History, famoso Museu Americano de História Natural, que pode ser muito bem explorado tanto por adultos quanto por crianças.
Coma algo na rua, como um típico novaiorquino, tipo um hot-dog das famosas barracas e food-trucks que temos na cidade. Existem vários na frente do museu.
Durante a tarde, siga por dentro do Central Park e aproveita para tirar fotos e curtir a bela paisagem. Se for começo da tarde, ao cruzar o Central Park, visite o famoso MET – The Metropolitan Museum of Art. O MET abre todos os dias da semana com exceção de alguns feriados, e as sextas e sábados fica aberto até 9:00 da noite (9PM) e nos outros dias fica aberto até 17:30 (5:30 PM). Aproveite o fim da tarde e caminhe até a Apple Store da 5a Avenida – 767 5th Ave, New York, NY 10153, Estados Unidos – e pare para fazer suas compras de tecnologia, ou mesmo para conhecer um ícone de design, já que essa loja é subterrânea. Continue andando até a Times Square no fim da tarde. Aproveite para ver as luzes, suas lojas clássicas.
Recomendo para o jantar desse dia subir até o topo do hotel Marriot Marquee para conhecer o restaurante giratório The View.
A grande dica aqui é ir para o Lounge e não para o restaurante. O restaurante necessita de reserva e as filas para walk-ins são gigantescas. Para o Lounge, é só chegar no elevador e solicitar o acesso, praticamente nunca peguei filas. É um excelente lugar para namorar, tirar fotos, comer bem e ver paisagens 360 graus da cidade.
Segundo dia em Nova York
Tire o dia para visitar Ellis Island e a famosa Estátua da Liberdade. Esse passeio tem filas grandes e mesmo com o CityPass não existe preferência. Recomendo chegar bem cedo para não haver transtornos e esperas monumentais. Por mais que os barcos sejam grandes, o número de pessoas interessadas em conhecer o ícone da cidade é muito grande e as filas sempre existem. Tenha em mãos a câmera com a bateria carregada por algumas das melhores fotos da viagem serão tiradas por lá.
Dependendo do horário em que sair deste passeio, sugerimos voltar caminhando pelo Battery Park até o seu hotel, subindo até a Times Square pela 5a Avenida. Um dos locais recomendados dessa região é o Eataly, famoso restaurante de Mario Batali. Quem olha de fora não tem idéia da imensidão que é esse restaurante por dentro. Dá pra passar horas por ali, conhecer muito da culinária italiana e aproveitar para saborear vinhos, tapas e petiscos.
E para as mulheres interessadas em roupas de grife e pechinchas, a dica da cidade é a loja Century 21 – 22 Cortlandt Street – New York, NY 10007. Os maridos podem aguardar num Starbucks em frente, pois ali a mulherada faz a festa – e demora. Preços pra lá de bons, grifes de todos os cantos do mundo, a preço de varejão popular.
Durante a noite, recomendo um show da Broadway a seu gosto. Acesse o site https://www.broadway.com e veja todas as peças em cartaz.
Para jantar, sugiro o Carmines Restaurant – 200 W 44th St, New York, NY 10036, Estados Unidos. É um restaurante italiano bem ao estilo “bom e barato”. Os pratos são GIGANTESCOS e famílias e grandes grupos se sentirão à vontade com a culinária bem típica italiana.
Terceiro dia em Nova York
Para o terceiro dia, sugiro um passeio de dia inteiro a Jersey Gardens ou Woodbury Premium Outlet. Em ambos os casos, pegue o ônibus na Port Authority e siga de lá sem horário para voltar. A vantagem de Jersey Gardens em relação a Woodbury Premium Outlets é a isenção de taxas (tax-free). Porém, eu prefiro ir para Woodbury por ter uma variedade maior de lojas.
Quarto dia em Nova York
Para o quarto dia, não deixe de conhecer os lugares mais altos e icônicos de Nova York: comece o dia pelo Top of the Rock, no Rockefeller Center. Lá você terá vistas excepcionais da cidade, dos rios e do Central Park. E vá após isso para o Empire State Building, para tirar fotos ainda mais legais da cidade e conhecer um dos prédios mais clássicos do mundo. É legal ver a cidade do alto dos dois prédios e poder comparar as vistas.
Aos interessados em compras, sugiro uma visita à clássica Macy’s – 151 W 34th St, New York, NY 10001, Estados Unidos. Lá você tem sete andares inteiros de lojas de departamentos, restaurantes e redes de fast-food de todos os tipos.
Após o almoço, sugerimos uma ida ao Intrepid Museum – Pier 86, W 46th St & 12th Ave, New York, NY 10036, Estados Unidos. Por ali você terá tempo para conhecer o HighLine Park e almoçar um belo hamburguer clássico na Minneta Tavern.
Nesse dia, sugerimos uma balada ou um passeio à um dos rooftops da cidade, por exemplo, o Top of the Standard. É sempre bom consultar o concierge do seu hotel para saber quais as melhores baladas do dia ou se existe algum show interessante na cidade.
Outros dias?
Nova York sempre tem algo interessante para ser visto. Não coloquei nesse roteiro
Confira com o concierge do seu hotel ou no site Time-Out a programação da cidade. A dica principal é: PERCA-SE. O negócio é bater perna, conhecer a cidade, se perder nos mais variados programas culturais e se divertir!
Queremos seus comentários
Curtiu o nosso roteiro? Gostou das nossas dicas? Deixe o seu recado abaixo ou entre em contato nas nossas mídias sociais!
Termos de Uso
Todas os textos e fotos são de propriedade do Viajante Experiente. Fotos que não são de nossa propriedade estão identificadas e são de propriedade dos autores ou dos sites de divulgação oficial dos serviços informados, como o Booking.com. Favor não utilizá-las para nenhum material comercial online, offline e impresso sem autorização por escrito.