Comprar viagens na Black Friday: sempre uma decepção

Quer comprar viagens na Black Friday? Pense bem antes de fazer isso. De longa data e por conta da minha experiência com turismo, sempre achei que a Black Friday não era o momento mais interessante para se comprar uma viagem. Sempre há um grande estardalhaço na mídia, tentando impulsionar uma data que deveria ser sinônimo de descontos mas que no Brasil acabou ganhando o apelido de “black fraude”, aonde se compra “tudo pela metade do dobro”.

Pode até soar estranho um blog de viagens recomendar que os nossos leitores não comprem viagens em determinado período, mas fazemos isso com a tranquilidade de que estamos sendo honestos com quem nos segue e passando um pouquinho da nossa vivência de 20 anos de estrada e aeroportos.
A Black Friday tem origem nos Estados Unidos, sendo a data em que se dá o início da temporada de compras de Natal. Essa data existe desde 1932, aonde a maioria dos lojistas americanos abrem as lojas MUITO cedo (alguns abrem a meia-noite) com muitas promoções agressivas, sendo a grande maioria focada em produtos de consumo para o cliente final. É também considerado o dia com o maior número de vendas do ano para praticamente todas as lojas americanas.
Sem citar exemplos, mas aqui no Brasil o segmento de viagens ainda não conseguiu acertar a mão na Black Friday. A grande maioria das promoções que aparecem nesse período são para desovar baixíssimas quantidades de lugares encalhados de bloqueios aéreos e tentar convencer você, querido passageiro, a gastar um pouco a mais nesse período.
Fora isso, existem cinco grandes motivos para você NÃO comprar uma viagem na Black Friday e deixar para algum momento mais oportuno:

5 motivos para não comprar viagens na Black Friday

1. O décimo terceiro ainda não foi liberado

Você viajante, seja empregador ou empregado, ainda terá o seu décimo-terceiro pela frente. Se você é empresário e empregador, sabe que terá que pagar todos os encargos referentes ao décimo-terceiro salário pela frente, o que em um ano difícil como 2016 pode ser desafiador para algumas empresas. Se você é empregado, você AINDA NÃO RECEBEU o seu décimo-terceiro. Se você comprar viagens em agências de viagem, a entrada vai girar em torno de 25% a 30% do valor do pacote, mais as taxas, e ficar endividado na atual conjuntura do país, mesmo que por um pequeno espaço de tempo, não é uma boa estratégia. Para negociar preços de viagem, o ideal é ter o dinheiro em mãos e comprar a vista, aonde é possível conseguir até 10% de desconto em muitos casos.

2. As companhias aéreas ainda não liberaram as tarifas promocionais do ano seguinte

Você pode até pensar que as companhias aéreas estão fazendo alguma promoção para a Black Friday, mas a realidade é que elas estao desovando lugares “encalhados” e promocionando vôos com baixa ocupação para tentar reverter algum prejuízo operacional nas rotas promocionadas. Infelizmente a realidade é essa. As promoções de passagens aéreas que vi para este ano já estão por aí tem algum tempo e não tem nada de surpreendente nas prateleiras. As tarifas que conseguimos para África do Sul, Las Vegas e Orlando não são frutos de Black Friday e vão continuar por aí por mais algum tempo.

3. Os hotéis ainda estão em fase de preparação para a alta temporada

Estamos em véspera de Natal, Ano Novo e o Carnaval está logo ali na frente. Para o mercado brasileiro, essas são as épocas mais caras e mais ocupadas dos nossos hotéis. A grande maioria já está com 100% de ocupação e não terá resultado algum em comercializar tarifas promocionais nesse momento. Algumas promoções até aparecem, antecipando alguma data futura do ano seguinte, mas pode ter certeza que a maioria massiva das redes hoteleiras não irá fazer promoções para aqueles dias que você estará de folga para poder curtir uma viagem com a sua família.

4. É muito próximo do Natal e Ano Novo

Por mais que seja uma questão de organização, você terá que gastar em breve com presentes para a família, ou com aquela viagem que você já comprou durante o ano. Acumular mais uma conta sabendo que em breve teremos IPVA, IPTU, IPQP e tudo mais nunca é uma boa estratégia. Como já disse acima, a melhor forma de se economizar para comprar uma viagem é ter o dinheiro em mãos e comprar a vista ou então ter o limite de cartão de crédito disponível quando aparecer uma grande promoção como as que apareceram no começo do ano de 2016, aonde as passagens aéreas para Orlando bateram na casa de R$ 750,00.

5. Compras por impulso, sem planejamento

A Black Friday é uma data que migrou dos Estados Unidos para o Brasil, aonde o varejo tenta enfiar na cabeça das pessoas que é uma oportunidade de boas compras. Salvo RARÍSSIMAS exceções, o que você faz na Black Friday são compras POR IMPULSO, ou seja, sem planejamento algum. Considerando que viagens tem um alto valor agregado, é o tipo de produto que não deveria ser comprado sem haver uma reflexão anterior. Por exemplo, “vou comprar uma viagem para a praia só porque está na Black Friday”, enquanto em breve poderá haver uma nova promoção para levá-lo a um destino que você ainda não conhece. Planeje-se, isso faz toda a diferença do mundo!

Bom senso é tudo

TL;DR do texto acima: planeje-se, não compre por impulso, a data não é propícia por vários fatores.


Tenha bom senso e claro, alguma oportunidade pode até aparecer caso você já tenha se planejado para fazer a compra hoje, porém, para 99% dos casos, guarde o seu dinheiro para comprar a sua viagem tão desejada em uma data mais oportuna.

Termos de Uso

Todas os textos e fotos são de propriedade do Viajante Experiente. Fotos que não são de nossa propriedade estão identificadas e são de propriedade dos autores ou dos sites de divulgação oficial dos serviços informados, como o Booking.com. Favor não utilizá-las para nenhum material comercial online, offline e impresso sem autorização por escrito.

Artigos Relacionados

Pesquise em nossos artigos
Compartilhe
O Viajante Experiente é um site de curadoria de notícias de viagens e turismo que avalia hotéis, destinos, companhias aéreas, programas de fidelidade e artigos de viagem. Quer saber um pouco mais sobre viagens e destinos? Leia os nossos artigos!